23 nov 2018 às 2:28 pm

Aparelho explode e paciente morre durante princípio de incêndio na UPA

Um respirador explodiu na ala vermelha da Unidade de Ponto Atendimento (UPA) do bairro Dinamérica, em Campina Grande, na manhã desta sexta-feira (23). A explosão aconteceu após um curto-circuito no aparelho, que acabou provocando um incêndio na ala vermelha. Um paciente que estava no local acabou indo a óbito, segundo a médica do Samu.

No momento do princípio do incêndio estavam três pacientes na ala vermelha, sendo um deles intubado.

O acidente teria acontecido quando a equipe médica tentava reanimar um paciente que sofreu uma parada cardíaca, identificado como Francisco Ramos da Silva, de 31 anos, e o aparelho de ressuscitação cardiopulmonar explodiu. O paciente não resistiu e morreu. O incêndio se concentrou neste aparelho, segundo o Corpo de Bombeiros.

Uma idosa de 79 anos foi socorrida em estado grave para o Hospital de Trauma de Campina Grande após inalar fumaça durante o incêndio.

A médica do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Maria Augusta, que socorreu as vítimas, explicou em entrevista que “a outra vítima [da ala vermelha] foi removida para a UPA do Alto Branco e demais pacientes foram removidos via SAMU também para a UPA do Alto Branco”.

O local irá passar por uma perícia. Depois de retirados os vestígios do incêndio, a UPA será liberada para retomar os atendimentos.

NOTA – SECRETARIA DE SAÚDE ESCLARECE INCIDENTE NA UPA DO DINAMÉRICA

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande esclarece que ninguém ficou ferido em decorrência do princípio de incêndio ocorrido na manhã desta sexta-feira (23) na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h Dr. Adhemar Dantas, que funciona no bairro Dinamérica. As causas do problema estão sendo investigadas pelo Corpo de Bombeiros. Informações preliminares dão conta que um dos aparelhos da Ala Vermelha teria explodido após sofrer uma pane elétrica, provocando a combustão no local.

Todos os pacientes que estavam na UPA do Dinamérica na hora do incidente foram transferidos imediatamente para a UPA do bairro Alto Branco e para o Hospital de Trauma por ambulâncias do SAMU 192.

Por conta do incidente, os atendimentos na UPA do Dinamérica foram suspensos por uma hora para garantir a segurança dos usuários e profissionais que atuam no serviço. Após esse período, todos os setores deverão voltar a funcionar normalmente. Apenas a Ala Vermelha, que dispõe de quatro leitos, funcionará temporariamente com um único leito para internação.

Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde lamenta o transtorno causado aos pacientes e acompanhantes que estavam na UPA no momento do incidente e informa que irá aguardar o laudo do Corpo de Bombeiros, que deverá apontar as causas do problema no aparelho. Por enquanto, a Secretaria de Saúde garante que seguirá adotando todas as medidas preventivas para evitar problemas dessa natureza.

Fonte: ClickPB

O que achou disso?