14 jan 2019 às 3:57 pm

Eclipse total lunar poderá ser observado da Paraíba

No próximo dia 21 de janeiro haverá o primeiro eclipse total da lua este ano. Na Paraíba, o fenômeno poderá ser observado em três pontos: Estação Cabo Branco, em João Pessoa; a Ponte Velha, em Taperoá; e o Casarão do Jabre, em Matureia. A aparição será a partir de 0h33 e deve durar cercar de três horas.

Em João Pessoa, um lual será realizado na Estação Cabo Branco de Ciência, Cultura e Artes durante toda a noite. O evento encerrará a exposição “O Homem e o Universo” que comemora os 50 anos de dedicação à Astronomia do Prof. Marcos Jerônimo. Para acompanhar o eclipse, serão disponibilizados telescópios a partir das 18h do domingo, dia 20.

De acordo com a Associação Paraibana de Astronomia (APA), até o horário do eclipse, além de observação da Lua por telescópios, o público contará ainda com palestras e apresentações musicais no palco do anfiteatro. O eclipse também poderá ser acompanhado em tempo real em um telão instalado especialmente para o evento.

Em Taperoá, o Centro de Estudos Astronômicos do Cariri está organizando o evento na Ponte Velha. Telescópios estarão disponíveis para observação junto ao público da cidade sob a orientação de instrutores a partir das 22h.

Em Maturéia, o evento ocorre no Casarão do Jabre, zona rural do município e mesmo local onde anualmente ocorre o Encontro Paraibano de Astrofotografia. O evento, que se iniciará às 21h, também contará com telescópios disponibilizados pela APA e instrutores para orientação do público. Além do eclipse, este evento deve contar também com o belo céu estrelado no momento do eclipse, o que torna o evento ainda mais bonito e inesquecível.

Todos estes eventos são gratuitos, abertos ao público de todas as idades, mas estão sujeitos às condições meteorológicas do local. Com informações da APA.

Fonte: Portal T5

O que achou disso?