11 set 2017 às 6:55 pm

Ministério Público Federal denuncia Lula por envolvimento na Operação Zelotes

lula

Ex-presidente Lula teria recebido R$ 6 milhões em propinas para favorecer a MP 471/09

O ex-presidente Lula novamente vai enfrentar a justiça. O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF),  denunciou o petista, ao lado do ex-ministro e chefe de gabinete Gilberto Carvalho, no âmbito da Operação Zelotes por corrupção ativa e passiva. Segundo o órgão, Lula teria cobrado R$ 6 milhões em propina para viabilizar a Medida Provisória 471/09 em 2009.

A proposta prorrogou por cinco anos os benefícios fiscais às empresas do setor automobilístico. Os empresários Carlos Alberto de Oliveira Andrade e Paulo Ferraz Arantes também são acusados de favorecimento. O valor recebido ajudou no financiamento de campanhas do Partido dos Trabalhadores.

Na denúncia, os procuradores do MPF ressaltaram que Lula e Gilberto Carvalho tentaram favorecer a MMC e o Grupo Caoa. “Diante de tal promessa, os agentes públicos, infringindo dever funcional, favoreceram às montadoras de veículo MMC e Caoa ao editarem, em celeridade e procedimento atípicos, a Medida Provisória n° 471, em 23/11/2009, exatamente nos termos encomendados”, revela a nota.

 

Fonte: Jovem Pan

O que achou disso?