29 maio 2019 às 8:16 am

Procon vai multar Corinthians por irregularidades na venda de ingressos pela internet

Arena Corinthians — Foto: Marcos Ribolli

O Procon-SP anunciou nesta terça-feira que irá multar o Corinthians em R$ 97 mil por irregularidades na venda de ingressos pela internet.

De acordo com o órgão, a taxa administrativa de 5,5% cobrada pelo clube sobre o preço dos ingressos para os jogos em sua arena é uma prática ilegal. O Corinthians também terá de pagar multa por, segundo a entidade, não oferecer a opção de meia-entrada no site.

Ambas as irregularidades infingem o Código de Defesa do Consumidor, segundo nota divulgada no site oficial da Fundação Procon. O órgão não divulgou quando pretende executar a cobrança. O Corinthians só pretende se manifestar depois de ser oficialmente notificado.

Confira a nota oficial do Procon-SP:

A Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, irá multar o Sport Club Corinthians Paulista por cobrar taxa administrativa, transferindo ao consumidor custo que deve ser coberto pela empresa; o clube também deixa de disponibilizar meia-entrada em seu site.

Ao oferecer ingressos por meio de seu site, a empresa cobra 5,5% do valor do ingresso a título de taxa administrativa, alegando tratar-se de custos para cobrir compra pela internet. Nota-se que quem retira o ingresso em guichês específicos é o consumidor, ou seja, não é o clube quem faz a entrega. Tal prática é irregular na medida em que não cabe ao consumidor assumir despesas que fazem parte do risco do negócio do fornecedor.

Além disso, o clube não disponibiliza a venda de ingressos meia-entrada em seu site, o que contraria legislações federais e estaduais que garantem o benefício a estudantes, idosos, pessoas com deficiência, professores, diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e titulares de cargos do quadro de apoio das escolas municipais e estaduais e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes. Essa modalidade de ingresso deve ser oferecida em todos os pontos de venda.

A multa, no valor de R$ 97 mil, será aplicada mediante procedimento administrativo.

Fundação Procon-SP

Assessoria de Comunicação

Confira a nota oficial do Corinthians:

O Corinthians não pode se pronunciar até conhecer o conteúdo da notificação. Nesse caso, o clube só irá se posicionar sobre o assunto quando for oficialmente notificado pelo PROCON. O que, até o momento, não aconteceu.

Fonte: Globo Esporte
GloboEsporte.com — São Paulo

O que achou disso?