15 out 2019 às 1:36 pm

RECURSOS DO PRÉ-SAL: “Essa disputa é política e econômica” avalia governador João Azevêdo

(Foto: Reprodução)

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) falou a respeito da disputa pela divisão do bônus do Pré-sal que vem fazendo com que governadores, principalmente dos estados no Norte e Nordeste se mobilizem em busca de uma partilha mais justa dos recursos.

De acordo com João da forma que foi aprovado, o projeto prejudica os estados das duas regiões enquanto beneficia entes federados mais fortes.

Ele destacou ainda que a disputa não é só econômica, mas também política.

“Esse trabalho dos governadores, principalmente os do Norte e Nordeste tem sido constante. Até porque é uma disputa muito grande. Essa disputa ela é política, é econômica e muito forte, nós tínhamos definido junto com o Senado Federal e junto com a Câmara uma forma de partilha desses recursos e esse acordo era de que esse dinheiro teria que ser repartido da seguinte forma: 30% seriam para a Petrobras dos 70% restantes, 30% seria para estados e municípios divididos igualmente, 15% para cada e o restante ficaria para a União. Infelizmente houve uma quebra nesse acordo” lamentou o governador, complementando:

“O que prejudica e muito os estados do Norte e Nordeste pois pega recursos que seriam para esses estados e leva para os estados mais fortes da federação e o que é pior dentro do projeto foram colocado algumas exigências ou determinação de uso para esses recursos. É uma discussão extremamente danosa para os estados a forma que o projeto foi aprovado e isso nos preocupa muito” disse.

Fonte: Blog do Ninja
por Henrique Lima 2019/10/14 17h:55

O que achou disso?