22 abr 2020 às 12:42 pm

Vacinação contra a febre aftosa é adiada na Paraíba devido ao coronavírus

Vacinação contra a febre aftosa, na Paraíba — Foto: Reprodução/Divulgação/Secom-PB

A vacinação da febre aftosa, na Paraíba, foi adiada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap). A vacinação aconteceria entre os dias 1º a 31 de maio. Agora, o novo período para realizar a vacinação é de 1º a 30 de junho de 2020. De acordo com a portaria, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (21), a decisão foi tomada em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus.

O objetivo do adiamento é resguardar a saúde do produtor rural e garantir a eficácia da cobertura vacinal, fazendo com que a Paraíba esteja cada vez mais perto da categoria “livre de febre aftosa sem vacinação”.

Com um rebanho bovino superior a 1 milhão de cabeças de gado, desde 2011, o desempenho do Estado em vacinação contra a febre aftosa ultrapassa a meta de 90% do rebanho. Por esse destaque, a Paraíba ostenta, desde 2014, o certificado de “Estado livre da febre aftosa com vacinação”, fornecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A meta é que, até 2021, o a Paraíba consiga o status de livre da febre aftosa sem vacinação, conforme preconiza o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Fonte: G1 PB
22/04/2020 06h32

O que achou disso?